
NOSSO PROCESSO
No mundo dos hidrocarbonetos, o gás de síntese, ou singás — combinação de monóxido de carbono e hidrogênio — é considerado uma substância mágica. A magia consiste no lugar de onde ele vem e naquilo que ele se torna. O singás pode ser obtido por meio de uma ampla gama de substâncias contendo carbono, inclusive biomassa, carvão, resíduos sólidos urbanos, dormentes ferroviários — e até mesmo pneus descartados. Pode ser usado como combustível para gerar energia ou como componente de uma variedade de commodities necessárias, do metanol à gasolina. Em outras palavras, permite a transformação de substâncias desvalorizadas contendo carbono em produtos finais de alto valor. A usina de reciclagem de pneus da O.N.E. no Brazil produzirá singás por meio de pneus descartados, usando uma tecnologia de gaseificação por plasma de próxima geração.
A tecnologia utiliza sofisticadas tochas de plasma para gerar um calor intenso, criando o singás por meio do rompimento das ligações químicas nos pneus. Existem atualmente no mundo seis usinas que utilizam a tecnologia de gaseificação por plasma para fluxos de resíduos que vão de resíduos sólidos urbanos ao xisto betuminoso. O singás é convertido em eletricidade por meio de uma usina de ciclo a vapor, que utiliza turbinas a vapor para produzir eletricidade com teor de emissões inferior ao do gás natural padrão ou de usinas a carvão.

VANTAGENS AMBIENTAIS DA
GASEIFICAÇÃO POR PLASMA
A usina de conversão de pneus em energia da O.N.E. utiliza uma tecnologia de gaseificação por plasma que cria energia limpa e renovável por meio de resíduos de pneu abundantes, porém indesejáveis. Ao mesmo tempo, elimina o risco de produção de lixiviados em aterros sanitários e os gases de efeito estufa e partículas poluentes associados à incineração. Os únicos subprodutos — enxofre, aço reciclado e cinzas volantes — são capturados para venda.
O processo é seguro e atende aos padrões globais de emissões, e também produz toda a energia de que necessita, quer dizer, não consome energia gerada por meio de fontes não renováveis, como combustíveis fósseis.
No que se refere ao consumo energético, o mundo está enfrentando um desafio duplo: uma demanda crescente de energia e um aumento da conscientização quanto à responsabilidade ambiental. A gaseificação por plasma é uma tecnologia comprovada, que lida com esses desafios transformando resíduos indesejáveis em energia segura, eficiente e sustentável.
